Prótese Dentária Fixa e Removível no Porto

Os dentes para funcionarem bem precisam estar em equilíbrio na arcada dentária superior e inferior, sempre submetidos a um sistema de forças dos músculos da mastigação, lábios, bochechas e língua. A perda de um só dente desequilibra esse sistema e os dentes movimentam-se, ficando a mastigação e a estética prejudicadas. Resumindo, os dentes perdidos precisam de ser substituídos rapidamente para o sistema mastigatório manter-se em equilíbrio.

As próteses fixas são dentes em cerâmica que têm por finalidade restaurar a anatomia, função e estética dos dentes perdidos ou danificados, e a sua característica principal é de serem cimentadas à boca, só podendo ser removidas pelo dentista.

Dependendo do material utilizado, o resultado estético é em geral excelente. Mas em casos onde existe uma grande perda óssea por Doença Periodontal, a obtenção de uma estética fica mais difícil.

PRÓTESES METALO-CERAMICAS
São próteses fixas que unem as propriedades da porcelana e do metal. A porcelana consegue reproduzir com perfeição o elemento dental perdido enquanto a estrutura metálica confere uma grande resistência à prótese, possibilitando a confecção de pônticos.

PRÓTESES PARCIAIS REMOVÍVEIS (PPRs)
As PPRs são indicadas, de modo geral, para casos de perda de grande número de dentes, principalmente em casos onde não há possibilidade de colocação de implantes. Este aparelho fixa-se na boca através de ganchos metálicos apoiados em dentes naturais (dentes pilares).

Existem também sistemas de retenção sem ganchos, do tipo macho/fêmea, os “Attachments”. Este sistema utiliza uma técnica mais sofisticada e tem melhor aceitação entre os pacientes, pois proporciona melhor estética e estabilidade das PPRs.

PRÓTESE TOTAIS
São dispositivos utilizados quando há perda de todos os dentes. O seu sistema de retenção é somente adesão sobre a gengiva. Uma boa prótese total, deve ser substituída aos 5 anos mesmo que o paciente se sinta bem com ela. Com o uso constante ocorre, sem que o paciente perceba, um desgaste dos dentes da prótese. Isto pode a longo prazo causar problemas nas articulações da mandíbula (ATM) pela diminuição da altura da dimensão vertical.

Com o advento dos Implantes, novas perspectivas se abriram para a solução de casos difíceis com pouca retenção e estabilidade das próteses totais.

Estão também disponíveis hoje em dia pigmentos especiais para confecção de Próteses Totais com gengivas caracterizadas, o que dão a elas uma cor mais natural de acordo com a gengiva original do paciente.